sexta-feira, maio 14, 2010

SOBRE AMIZADE 17/05/10

(ilustração irisz gocs)

Modelamos nosso caráter pela escolha que fazemos de amigos, livros, ocupações e divertimentos. A amizade é mais necessária aos felizes do que aos infelizes; porque a felicidade é multiplicada quando é compartilhada. É mais importante do que a justiça: porque quando os homens são amigos, a justiça é desnecessária, mas quando os homens são justos, a amizade ainda é uma vantagem.
Um amigo representa uma só alma em dois corpos. No entanto, a amizade dá a entender poucos amigos, e não muitos; quem tem muitos amigos não tem amigos, e ser amigo de muita gente a fim de conseguir a amizade perfeita é impossível.
Uma bela amizade requer duração, e não intensidade, inconstancia, e implica em estabilidade de caráter, é o caráter alterado que devemos atribuir o desintegrante caleidoscópio da amizade. E amizade requer igualdade, porque a gratidão lhe dá, quando muito, uma boa base escorregadia. E, no entanto, embora os bens externos e os relacionamentos sejam necessários à felicidade, a essência desta continua dentro de nós, no conhecimento perfeito e na clareza da alma... Aristóteles

5 comentários:

  1. Olá Laurinha!

    Que grande verdade..." quando os homens são amigos, a justiça é desnecessária..."

    Parabéns pelo texto..., gostei muito.

    Um beijo enorme e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Esse post sobre a amizade veio bem a calhar para eu responder ao recadinho que vc. deixou no meu blog:também fiquei muito feliz em conhecê-la pessoalmente! Quanto ao bolo: é tudo de bom, nè? Pena que engorda!Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Laura!
    Concordo em número, gênero e grau sobre o texto.
    Amizade é isso e um pouco mais.
    Tenha uma linda semana!
    Bjs no coração!
    Márcia

    ResponderExcluir
  4. A amizade é a mas sublime forma de amor, pois tudo dá sem nada pedir em troca,por isso tão difícil ter amigos,por isso tão fácil ter conhecidos
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Laurinha,
    Vinm agradecer sua visita e o comentário em meu Blog.
    Adorei o seu, simples, criativo e objetivo.
    Parabéns.
    Vi que vc é de Santos ?
    Quem sabe já não nos cruzamos por aqui.
    abraços
    Tenha uma semana de muita Paz

    ResponderExcluir