quinta-feira, novembro 29, 2012

PAP DE CAPA DE AGENDA EM TECIDO

Olá!!!
Hoje conversando com uma amiga blogueira, a Marcinha, do blog As arteiras, tentei explicar por telefone. como se fazia uma capa de agenda em tecido, com viés...Realmente é muito fácil, mas por telefone fica meio complicado, né Marcinha!Ela , muito delicada, em momento nenhum me disse que não estava visualizando o que eu tentava explicar...achei mais fácil fazer um pap da dita cuja, assim acho que posso ajudar outras meninas!
Então vai lá...tentei fotografar todos os passos mas se alguém não entender alguma coisa me escreve que tento detalhar mais!!
Corte o tecido escolhido com 36 por 24 cm, esta medida é ideal para agendas com aquele tamanho tradicional...daquelas que compramos em camelô, lojinha de 1,99.Corte na mesma medida uma manta e um tecido para o forro, que também servirá para fazer o viés.
Corte dois quadrados de 24 por 24 cm para encaixarmos a capa da agenda com o mesmo tecido do topo.

Corte viés com 4 cm de largura, emende se necessário.
Junte o tecido do topo e a manta, faça algum detalhe na capa, esta enfeitei com sianinha , mas também pode só fazer com florzinhas de fuxico que serão aplicadas no final, ai vai do gosto de cada um.
Junte então o forro, , vire do lado do forro e coloque as abas dobradas , ficarão com 12 cm por 24 cada uma.Passe um alinhavo graúdo só para segurar todos os tecidos e não correr o risco de ao colocar o viés, sair alguma coisa fora do lugar e entortar.
Como vamos fechar o trabalho com viés , prefiro arredondar os cantos antes de aplicá-lo.
Vire seu trabalho para o direito e comece a alfinetar o viés em toda volta da agenda...Feche o viés, corte dois pedaços de fita de cetim da cor que você achar que vai combinar com seu trabalho e aplique entre o topo e o viés.Não esqueça de achar o meio do trabalho para ficar bem simétrico!!!   Alinhave toda a volta, eu agora com a prática só alfineto, para ganhar tempo, mas quem não tem prática aconselho a alinhavar a volta toda.
Passe a costura na máquina com a distancia do pé de máquina, tome cuidado para fazer bem certinho a volta toda pois o tecido que fica na margem servirá de guia para o viés sair bem fofinho.
Agora vire seu trabalho para o lado de dentro e comece a virar o viés, você vai perceber que ele vai encaixando" redondinho" em seu trabalho, alinhave a volta toda e faça pontinhos invisíveis.
Pronto agora é só encaixar sua agenda!!
Espero ter ajudado a todas!!!
Fazer um pap dá trabalho mas também um prazer enorme depois de pronto e mais ainda sabendo que a gente está ajudando  alguém!!!
Vou pedir um favor....Se você gostou ou não gostou deixe sua opinião!
Este foi meu primeiro pap e a primeira vez a gente nunca esquece!!!


7 comentários:

  1. Bom dia, Laura!!
    Gostei do seu primeiro PAP! Está bem explicadinho!
    Sim,eu tinha visualizado tudo na minha cabeça. rsrs
    Só a parte do viés que visualizei de modo diferente.
    Adorei o tecido que vc usou!!
    Tenha um dia de paz!
    Bjs!!
    Márcia



    ResponderExcluir
  2. Querida amiga seu pap ficou otimo,dá perfeitamente pra gente
    aprender como se faz.Parabêns
    Um grande abraço,Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Adorei....achei bem fácil. Obrigado! Bj.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu pap, para colocar ziper como será q é feito?!! costuro o zíper antes de colocar o viés??

    ResponderExcluir